Seja Bem - Vindo!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Corpo ideal


    Introdução
    Atualmente as relações com o corpo são amplamente influenciadas por diversos fatores socioculturais. Estes fatores conduzem homens e mulheres a apresentarem um conjunto de preocupações e insatisfações com a imagem corporal, induzindo-os a se exercitarem, a cuidarem de seus corpos, direcionando- os a desejos, hábitos e cuidados com a aparência visual do corpo.

    A imagem corporal pode ser definida como uma construção multidimensional que descreve amplamente as representações internas da estrutura corporal e da aparência física, em relação a nós mesmos e aos outros. Segundo Thompson et al., a utilização do termo imagem corporal seria uma maneira de padronizar os diferentes componentes que integram a imagem corporal.

    Dentre eles, tem-se: satisfação com o peso, acurácia da percepção do tamanho, satisfação corporal, avaliação da aparência, orientação da aparência, estima corporal, corpo ideal, padrão de corpo, esquema corporal, percepção corporal, distorção corporal e desordem da imagem corporal, dentre outras.

 O processo de formação da imagem corporal pode ser influenciado por diversos fatores tais como sexo, idade, meios de comunicação,bem como pela relação do corpo com os processos cognitivos como crença, valores e atitudes inseridos em uma cultura.

    Sendo assim, a insatisfação com a imagem corporal aumenta à medida que a mídia expõe belos corpos, fato este que tem determinado,nas últimas décadas, uma compulsão a buscar a anatomia ideal Alguns autores consideram existir forte tendência cultural em considerar a magreza como situação ideal de aceitação social para mulheres.Por outro lado, para os homens, ocorre a tendência de se acatar como ideal um corpo mais forte ou mais volumoso.
  
    É possível que o grau de insatisfação com a imagem corporal seja o principal norteador ou incentivador para que os indivíduos iniciem um programa de atividade física ou também, em ambos os sexos, seja o responsável por inúmeras conseqüências negativas como distúrbios alimentares e dismorfias musculares.
   
   A busca incessante pela melhor aparência física ou tipo físico idealizado dos praticantes de atividade física passa a ser um fenômeno sócio-cultural muitas vezes mais significativo do que a própria satisfação econômica, afetiva ou profissional. E os locais culturalmente escolhidos para cuidar do corpo e obter os padrões estéticos estereotipados em nossa sociedade são as academias de ginástica..Sendo assim, observa-se nas academias é que, apesar de os indivíduos estarem dentro dos valores de índice de massa corporal e percentual de gordura adequados para a manutenção da saúde, existe uma insatisfação com a imagem corporal e os mesmos buscam um tipo físico idealizado.
  
  Desta forma, o objetivo desta revisão de literatura é revisar o constructo imagem corporal e a busca do tipo físico ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário