A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Atualmente entende-se a Educação Física na escola com uma área que trata da cultura corporal e que tem como finalidade introduzir e integrar o aluno nessa esfera,formando o cidadão que vai produzi-la,reproduzi-la e transforma-la. Nesse sentido, o aluno deverá ser instrumentalizado para usufruir dos jogos, esportes,danças, lutas e ginásticas em benfício do exercício crítico da cidadania e da melhora da qualidade de vida (BETTI,1992).
Por isso as aulas de educação física são instrumentalizadas para facilitar ao aluno a vivência dos jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhora da qualidade de vida. A educação física na escola, possibilita ao aluno condições para que tenha autonomia em relação à prática da atividade física, ou seja, após o período formal de aulas, ele possa manter uma prática de atividade regular, sem auxílio de especialistas, se assim desejar.
Este objetivo é enormemente facilitado se o aluno encontrar prazer nas aulas de Educação Física, pois apreciando determinada atividade é mais provável que deseje continua-la, caracterizando uma ligação de prazer. É preciso reconhecer que crianças até determinada fase da adolescência mantêm-se razoavelmente ativas.Contudo, nota-se um grande afastamento da atividade física logo após esse período.
De acordo com Dishman(1994) faz-se necessário compreender quais são os fatores responsáveis pela diminuição da atividade física na passagem da infância para a adolescência, e desta para a idade adulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário